terça-feira, 7 de outubro de 2014

Círio de Nazaré ganha título de patrimônio cultural da humanidade


Uma das maiores procissões católicas do Brasil, o Círio de Nazaré, realizada há mais de dois séculos em Belém do Pará, ganhará título de patrimônio cultural imaterial da humanidade. Nesta terça-feira (7/10), a Arquidiocese de Belém vai receber oficialmente o certificado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A solenidade, que ocorrerá durante a abertura do Círio 2014, contará com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema de Sousa Machado, da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da UNESCO, Isabel de Paula, e do arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira.

A inscrição na lista da Unesco foi feita em 4 de dezembro do ano passado e contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo inteiro. A festividade religiosa de Belém também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo IPHAN no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. Além do Círio de Nazaré outros ritmos e expressões brasileiras, como o frevo, o samba de roda do Recôncavo Baiano e a pintura corporal da arte Kusiwa também são considerados patrimônio cultural imaterial.

No segundo domingo de outubro, principal dia da procissão, a celebração religiosa chega a reunir cerca de dois milhões de participantes entre curiosos e devotos pagadores de promessa. É constituída de vários rituais de devoção (sagrados e profanos) e de expressões culturais, sendo um grande momento de reiteração de laços familiares, assim como de manifestação social e política.

A celebração

As festividades do Círio de Nazaré – a chamada quadra nazarena – começam bem antes da procissão principal, realizada no segundo domingo de outubro, e se prolongam durante 15 dias. No trajeto do traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré ocorrem diversas homenagens à santa, como apresentações de corais, canto lírico e hinos de louvor. Reconta, por meio de seu cerimonial religioso, a lenda que envolve o achado, em 1700, da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo camponês Plácido José de Souza.

Exposição Fisionomia da Corda

Celebrar o Círio 2014 e a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade são os propósitos da Exposição Fisionomia da Corda, realizada pelo IPHAN e pela Universidade Federal do Pará (UFPA), aberta ao público a partir da segunda-feira (6/10).

Inédita no campo das artes visuais, a mostra traz ao público uma criação do fotógrafo Patrick Pardini, em estreita colaboração com o artista Biratan Porto. A exposição também homenageia o escritor paraense Benedicto Monteiro, maior intérprete do Círio e da Corda na literatura.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações do Iphan
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário