terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PROCISSÃO DE SÃO BENEDITO: A MAGIA DE UM POVO QUE TEM NO SANGUE A BRAGANTINIDADE.

Mais de 90 mil pessoas foram às ruas da cidade de Bragança localizada no nordeste do estado do Pará, toda essa multidão estava reunida para louvar ao santo padroeiro da cidade São Benedito.

Os marujos e marujas que iam seguindo a romaria mostravam a devoção a são Benedito que com o passar dos anos ganha mais adeptos e não tem idade para ser devoto era comum ver em todo o trajeto da precisão país levando seus filhos marujos no colo.

As ruas da cidade ficaram pequenas para o grande numero de pessoas que vieram de todos os cantos do município e do estado para conferir essa que é uma das mais antigas tradições religiosas do Brasil.

Era impossível conter as lagrimas em meio a tanta emoção, ate que não conhecia a festa ficou maravilhado com o que viu.

Quando fui ao encontro da procissão, era lindo ver Bragança que fica linda no dia 26 de Dezembro, uma magia toma conta da cidade, era como se vivêssemos o passado, olhássemos o futuro mesmo estando no presente.



Eu fiquei admirando em ver os ônibus que vinham das colônias, dos campos e das praias lotados de pessoas de branco de mulheres de saias vermelhas com um chapéu colorido e com plumagem branca cor de neve.

Não serão essas palavras que estou escrevendo que poderão decifrar essa festa religiosa e nem a importância que ela tem para o povo bragantino.

Eu tive o prazer de fazer alguns registros desse momento que mesmo já tendo se repetido a centenas de anos nunca perde o valor e a emoção só aumenta.

Faço questão de dizer aqui que sou um devoto de são Benedito o Santo preto e tenho orgulho dos negros que pediram aos seus senhores para que houvesse essa festa em honra ao santo e ate hoje este gesto de amor e carinho se repete.

O povo bragantino é feito de cultura, Bragança e a marujada são sem sombra de duvidas inseparável.

O texto que era para ser apenas uma explanação do que acontece em Bragança no dia 26 de dezembro agora esta sendo um relato pessoal........

Mas vamos voltar a falar mais sobre o festa, a chegada da imagem no altar foi cheio de louvor e garra, os marujos são encarregados de conduzir o andor pelas ruas da cidade e são muitas as pessoas que querem conduzir a imagem e por isso fica um amontoado de pessoas em baixo da imagem de são Benedito com o menino Jesus.

Com o termino da missa, marujos e marujas seguem rumo ao barracão da marujada onde começara a grande dança.

Xote, contradança, retubão, mazurca, valsa, todos esses ritmos eram dançados pelos marujos, essa perfeita mistura entre o profano e o religioso durou ate as vinte e três horas e meia.

Com o termino da dança os marujos e marujas foram ate a igreja e lá deram varias voltas em torno do templo.

E sobre o som da banda Cantidio Gouveia todos entraram na igreja e sobre muito louvor a imagem do menino Jesus voltou ao colo de são Benedito e as imagens voltaram para o lugar de destaque na igreja de onde só descera em dezembro do próximo ano.

Como falei anteriormente é necessário viver e ter um pouco de bragantinidade para sentir essa magia que é o dia 26 de dezembro em Bragança.

Viva a são Benedito!!!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário